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Como a abordagem errada pode influenciar no quadro de TEA?

abordagem infantil - TEA

O Transtorno do Espectro Autista é um diagnóstico que necessita de acompanhamento e uma abordagem constante e com uma equipe multidisciplinar, já que o paciente pode precisar de auxílio no desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas, de linguagem, sociais e/ou emocionais desde os seus anos iniciais.

Sendo assim, quando se identificam os sintomas é necessário levar a pessoa diretamente a um especialista da área, já que o veredito final é o que irá traçar os possíveis caminhos para acompanhamento.

Ainda, é necessário que se inicie o quanto antes o incentivo e as terapias necessárias para um estímulo adequado para o paciente.

Vamos falar mais sobre isso? Acompanhe a leitura!

Como o TEA se manifesta no dia a dia?

Quando identificado na infância, ou mesmo em outras fases da vida, o TEA pode manifestar diferentes sintomas para cada pessoa, ainda mais a depender de cada etapa de identificação. Alguns pontos mais percebidos são estes abaixo:

Déficits na comunicação
Um dos sinais mais facilmente percebidos, já que a expectativa por parte da família para o início e desenvolvimento da fala costuma ser grande. Quando a criança não inicia essa etapa ou tem pouca amplitude na linguagem, o transtorno passa a ser considerado como uma possibilidade.

Comportamentos repetitivos
Nestes quadros, é comum que as pessoas adotem movimentos repetitivos e estereotipados que podem servir para tranquilizá-los ou restabelecer a ordem em alguma situação.

Assim como outros padrões, podem aparecer em maior ou menor grau de intensidade dependendo do quadro do paciente e de sua idade.

Interesses restritos Nestes casos, um mesmo interesse pode acompanhar a pessoa por toda a sua vida sendo seu ponto de conforto e maior conhecimento. Eventos históricos, objetos, personagens e muitas outras coisas podem ser motivo de interesse máximo, como por exemplo, dinossauros, planetas, animais marinhos, letras e números, idiomas estrangeiros.

Dificuldade para processar estímulos
O tipo e a forma de estímulo recebidos podem ser recebidos com dificuldade. Alguns exemplos são sons muito altos, toques inesperados ou não desejados, mudanças drásticas na temperatura ou luzes ofuscantes.

Como deve ser o desenvolvimento da pessoa com TEA?

O grande avanço da medicina e da psicologia tem permitido a abordagem diferenciada de diversas especialidades para as muitas formas de manifestação do transtorno. Já se sabe que o tratamento multidisciplinar, como dito acima, é essencial para um desenvolvimento completo e sem interrupções.

Isso significa que a abordagem de profissionais de diferentes áreas devem ser incluídos na rotina do paciente, dentre eles:

  • Psicólogo
  • Fonoaudiólogo
  • Terapeuta ocupacional
  • Fisioterapeuta (em alguns casos)
  • Neuropediatra e/ou psiquiatras

Como o desenvolvimento da pessoa com TEA pode ser prejudicado?

Por outro lado, quando esta abordagem multidisciplinar não é oferecido, todo o desenvolvimento pode ser comprometido.

Quando os estímulos de repetição ou de inibição são aplicados de forma insatisfatória por parte dos profissionais de acompanhamento, família ou escola, a criança pode ter dificuldade em compreender o que é bom e o que não é para adotar como hábito ou não.

Ou seja, deve ser feita também uma força conjunta, para que todos os incentivos e avanços conquistados em um âmbito sejam alcançados e mantidos.

Isso fortalece o aprendizado e a evolução do paciente, e o ajuda a apresentar ganhos de forma constante.

Com quem você pode contar para saber mais sobre este assunto?

A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.

Agende uma consulta para você ou seu pequeno e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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