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Transtornos de Aprendizagem vs Dificuldades de Aprendizagem: qual a diferença?

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No ambiente educacional, os termos “transtornos de aprendizagem” e “dificuldades de aprendizagem” costumam ser usados de forma intercambiável, o que pode gerar confusão tanto entre pais quanto entre educadores. Embora ambos se refiram a desafios no processo de aprendizagem, eles têm causas e características distintas. 

Compreender as diferenças entre transtornos e dificuldades de aprendizagem é crucial para garantir que crianças e adolescentes recebam o apoio adequado para superar suas barreiras educacionais.

Neste artigo, vamos esclarecer as diferenças entre esses dois conceitos e como eles afetam o desempenho acadêmico, além de destacar a importância do diagnóstico correto e das intervenções específicas para cada caso.

O que são Dificuldades de Aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem referem-se a obstáculos que uma pessoa pode enfrentar no processo de aquisição de novos conhecimentos ou habilidades. Essas dificuldades podem ser temporárias e geralmente estão relacionadas a fatores externos, como:

  • Métodos pedagógicos inadequados: quando a abordagem de ensino não corresponde às necessidades do aluno, pode gerar desinteresse ou incompreensão;
  • Ambiente familiar: situações como mudanças, perdas, conflitos ou separações podem afetar o desempenho escolar;
  • Condições de saúde: problemas físicos, como dificuldades de visão ou audição, podem interferir na aprendizagem;
  • Aspectos emocionais: sentimentos de medo, insegurança ou ansiedade podem dificultar a concentração e o entendimento.

Essas dificuldades são, muitas vezes, passageiras e podem ser superadas com ajustes no ambiente de aprendizagem, apoio emocional ou intervenções pedagógicas específicas.

Transtornos de Aprendizagem

Os transtornos de aprendizagem são condições neurológicas de origem genética ou biológica que afetam diretamente o processamento de informações no cérebro. Esses transtornos, que geralmente são detectados na infância, impactam áreas específicas do aprendizado, como leitura, escrita ou habilidades matemáticas, sem estarem relacionados à inteligência geral da criança.

Transtornos de aprendizagem não são causados por falta de motivação, desatenção 

ou problemas emocionais, e crianças com essas condições podem ser tão inteligentes quanto seus pares. No entanto, elas enfrentam desafios em áreas muito específicas que afetam seu desempenho acadêmico.

Os transtornos de aprendizagem mais comuns incluem:

  • Dislexia: dificuldade na leitura e na escrita, relacionada à decodificação de palavras;
  • Discalculia: dificuldade em compreender e realizar operações matemáticas;
  • Disgrafia: dificuldade na escrita, afetando a legibilidade e a organização do texto.

Esses transtornos não estão relacionados à inteligência do indivíduo, mas sim a diferenças na estrutura ou funcionamento cerebral. Eles requerem intervenções especializadas e, muitas vezes, acompanhamento contínuo para que o indivíduo possa desenvolver estratégias eficazes de aprendizagem 

Principais diferenças

Origem

As dificuldades de aprendizagem geralmente têm causas externas e podem ser temporárias, enquanto os transtornos de aprendizagem têm bases neurobiológicas e são persistentes.

Impacto

Dificuldades de aprendizagem podem afetar o desempenho em determinadas áreas, mas não necessariamente comprometem a inteligência geral; transtornos de aprendizagem envolvem inabilidades específicas que requerem intervenções especializadas.

Intervenção

Dificuldades de aprendizagem podem ser mitigadas com mudanças no ambiente educativo ou apoio emocional; transtornos de aprendizagem necessitam de abordagens terapêuticas e educacionais específicas.

Como identificar cada caso?

A identificação de transtornos de aprendizagem requer uma avaliação especializada. Se uma criança apresenta dificuldades persistentes em uma área específica do aprendizado, como leitura ou matemática, e não responde a intervenções convencionais, é fundamental buscar uma avaliação neuropsicológica. Esse processo envolve testes que avaliam diferentes habilidades cognitivas e identificam se há um transtorno subjacente.

Por outro lado, quando as dificuldades de aprendizagem são causadas por fatores externos, como estresse, problemas de visão, ou até mesmo um ambiente escolar inadequado, essas questões podem ser identificadas por meio de uma análise mais ampla do contexto da criança, envolvendo pais, professores e, se necessário, profissionais de saúde mental.

Com quem você pode contar para saber mais sobre este assunto?

A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.

Agende uma consulta para você ou seu pequeno e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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