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Altas habilidade e TDAH: entenda a relação

altas habilidade e TDAH

Altas habilidades e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são condições que podem coexistir, embora à primeira vista pareçam opostas. Enquanto as altas habilidades, ou superdotação, estão associadas a capacidades intelectuais ou talentos acima da média, o TDAH envolve dificuldades em manter o foco, controlar impulsos e regular comportamentos.

Quando essas condições ocorrem juntas, a criança é considerada de “dupla excepcionalidade”. Isso significa que ela possui habilidades excepcionais em algumas áreas, mas também enfrenta desafios significativos relacionados ao TDAH. Este artigo explica como essas condições podem se manifestar, como identificá-las e como apoiar o desenvolvimento da criança.

O Que São Altas Habilidades e TDAH?

Altas Habilidades/Superdotação

Altas habilidades se referem a um potencial acima da média em uma ou mais áreas, como:

  • Habilidades intelectuais (raciocínio lógico, memória avançada);
  • Criatividade (soluções inovadoras para problemas);
  • Talento em áreas específicas, como matemática, música ou esportes.

Crianças com altas habilidades geralmente apresentam um grande interesse por temas específicos, aprendem rapidamente e possuem um pensamento crítico altamente desenvolvido.

TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta a atenção, o controle de impulsos e a hiperatividade. Seus sintomas principais incluem:

  • Desatenção: dificuldade em manter o foco, cometer erros por descuido e esquecer compromissos;
  • Hiperatividade: inquietação, dificuldade em permanecer sentado e necessidade constante de se movimentar;
  • Impulsividade: agir sem pensar, dificuldade em esperar a vez e comportamentos interruptivos.

Como Altas Habilidades e TDAH podem coexistir?

Embora pareçam contraditórias, as altas habilidades e o TDAH podem coexistir na mesma criança, resultando em características únicas que tornam o diagnóstico e o suporte mais complexos. Algumas possibilidades incluem:

Superficialmente opostos, mas com sobreposição

  • Crianças com altas habilidades podem apresentar comportamento desatento ou inquieto em contextos que não estimulam suas capacidades, o que pode ser confundido com TDAH.
  • Por outro lado, a hiperfoco, uma característica de algumas pessoas com TDAH, pode ser confundida com o interesse intenso que é típico em crianças superdotadas.

Desafios na identificação

O TDAH pode mascarar as altas habilidades, especialmente em ambientes escolares onde o comportamento impulsivo ou desatento chama mais atenção do que o desempenho acadêmico. Por outro lado, crianças com altas habilidades podem compensar os sintomas do TDAH até certo ponto, atrasando o diagnóstico.

Características combinadas

Crianças com ambas as condições podem apresentar:

  • Desempenho desigual: excelentes em algumas áreas (como matemática), mas com dificuldades em outras (como organização);
  • Criatividade exacerbada: ideias brilhantes, mas dificuldade em colocá-las em prática devido à desorganização ou falta de foco;
  • Frustração frequente: devido à combinação de expectativas elevadas (próprias ou alheias) e dificuldades em atender a essas demandas.

Sinais de Dupla Excepcionalidade

Os sinais de uma criança com altas habilidades e TDAH podem incluir:

Habilidades acima da média

  • Aprender rapidamente e compreender conceitos complexos;
  • Interesse profundo em assuntos específicos;
  • Soluções criativas e inovadoras para problemas.

Dificuldades Associadas ao TDAH

  • Problemas em manter o foco em tarefas repetitivas ou que não despertem interesse;
  • Comportamento impulsivo ou dificuldade em seguir regras;
  • Desempenho acadêmico abaixo do esperado para seu potencial.

Reações Emocionais Intensas

  • Alta sensibilidade emocional, que pode levar a explosões de raiva ou frustração;
  • Sentimentos de inadequação, mesmo quando apresentam alto desempenho.

Estratégias para identificação e diagnóstico

Reconhecer a dupla excepcionalidade exige uma avaliação cuidadosa e abrangente, envolvendo professores, pais e profissionais especializados.

Passos Importantes no processo de identificação

  • Observação Escolar e Familiar: os pais e professores devem relatar comportamentos que indiquem tanto habilidades acima da média quanto dificuldades relacionadas ao TDAH;
  • Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: testes padronizados podem medir o desempenho intelectual e identificar traços de TDAH;
  • Análise de Comportamento: examinar os padrões de comportamento em diferentes contextos, como casa, escola e ambientes sociais.

Como apoiar crianças com Altas Habilidades e TDAH?

O suporte adequado para crianças com dupla excepcionalidade deve considerar tanto suas habilidades quanto seus desafios. Aqui estão algumas estratégias eficazes:

1. Adaptação educacional

  • Enriquecimento Curricular: oferecer oportunidades para explorar temas avançados e desafiadores, mantendo o interesse da criança.
  • Flexibilidade nas Atividades: permitir que a criança escolha atividades que correspondam ao seu ritmo e estilo de aprendizagem;

2. Intervenções para o TDAH

  • Implementar estratégias de organização e gerenciamento de tempo, como uso de listas ou lembretes visuais.
  • Adotar intervalos frequentes durante tarefas longas para ajudar a manter a atenção;

3. Suporte Emocional

  • Incentivar a criança a reconhecer e valorizar seus talentos, mesmo diante das dificuldades.
  • Ensinar habilidades de regulação emocional para lidar com a frustração;

4. Terapias Combinadas

  • Psicoterapia: pode ajudar a criança a desenvolver autoestima e enfrentar desafios sociais.
  • Terapia Ocupacional: para melhorar habilidades práticas e de organização.
  • Terapias Cognitivo-Comportamentais: para gerenciar sintomas do TDAH, como impulsividade e desatenção.

Crianças com altas habilidades e TDAH têm potencial para alcançar realizações extraordinárias, mas precisam de suporte adequado para superar os desafios impostos pela dupla excepcionalidade.

Com um diagnóstico preciso e intervenções personalizadas, essas crianças podem não apenas lidar com as dificuldades do TDAH, mas também florescer em suas áreas de talento, transformando desafios em oportunidades para o desenvolvimento pleno.

Com quem você pode contar para saber mais sobre este assunto?

A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.

Agende uma consulta para você ou seu pequeno e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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Neurologia

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