Todos os pais e responsáveis ficam ansiosos para verem e ouvirem os primeiros passos, a primeira fala, as primeiras brincadeiras e manifestações de seus pequenos. É com essa empolgação e olhar próximo que algumas situações passam a ser percebidas logo no início, como o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Esta métrica de desenvolvimento consiste na observação de sinais claros que o bebê e criança devem apresentar em algumas faixas etárias, como noção de espaço e noção corporal, por exemplo.
A partir da percepção de que algo não está certo, algumas medidas podem ser tomadas precocemente a fim de intervir e auxiliar neste desenvolvimento.
Vamos entender mais sobre o assunto no artigo abaixo.
Como perceber os sinais de atraso no desenvolvimento?
Perguntas como “com quantos anos ele/ela vai falar mamãe e papai?” e “quando posso começar a estimular os primeiros passinhos?” são bem comuns, e não somente para os pais de primeira viagem, já que todo filho é diferente e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
A verdade é que, justamente por essa individualidade, é difícil prever a idade certa para tais ações. Inclusive, cerca de 10 a 15% das crianças abaixo dos 3 anos podem apresentar algum atraso.
É preciso ficar atento ao que deve ser observado na rotina diária, sem exercer pressão sobre a criança, já que esse seria ainda mais um impeditivo para o seu progresso.
Entenda abaixo os tipos de manifestações esperadas que devem ser observadas:
Coordenação Motora:
● Segurar e manipular objetos
● Rolar
● Sentar
● Andar
Linguagem:
● Falar
● Compreender o que é falado
Habilidade de relacionar-se:
● Interagir com seus pares
Noções de autocuidado:
● Vestir as próprias roupas
● Ir ao banheiro
Como entender o que é normal e o que merece mais atenção?
Além de saber o que deve ser observado, é de extrema importância saber o que esperar em cada fase do desenvolvimento infantil. Isso porque, o que pode causar mais dúvidas nos pais e também no diagnóstico médico, é que, como visto acima, o desenvolvimento da criança se dá em diversas áreas, que não necessariamente caminham juntas.
Sendo assim, confira abaixo a categorização do que é esperado em cada faixa etária:
Sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor:
Até os 3 meses:
- não firmar o pescoço
- dar a impressão de corpo mole, não rígido, quando carregado no colo
- cabeça tendendo a pender para o lado
Até os 2 anos e meio:
- não conseguir seguir instruções simples
- não interagir com seus pares
- não pronunciar frases simples
Até os 3 anos:
- não conversar com outras crianças
- não demonstra incômodo com fatores externos (frio, calor, etc.)
Até os 4 anos:
- tem dificuldade em pronunciar as consoantes
- não usa pronomes pessoais (eu, mim)
- não constrói frases complexas
É essencial acompanhar de perto as etapas de desenvolvimento infantil e sempre ter a noção do que esperar a cada momento. A partir da identificação de algum tipo de atraso, diversos exercícios de estímulos podem ser recomendados para incentivar a criança em atividades diferentes. Ainda, é também de extrema importância contar com acompanhamento multimodal a fim de desenvolver de maneira plena e completa todas as habilidades da criança.
Conte com especialistas que podem ajudar você e sua família!
Com quem você pode contar para saber mais sobre o Atraso no desenvolvimento?
A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.
Agende uma consulta para você ou seu pequeno e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!