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DPAC x Déficit de Atenção: entenda as diferenças e as semelhanças

DPAC TDAH

Muitas vezes, pais e educadores podem confundir os sinais de Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) com os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), já que ambos os transtornos podem afetar o desempenho escolar, a atenção e a capacidade de compreender informações. No entanto, apesar de algumas semelhanças, essas duas condições são diferentes em termos de causas, sintomas e tratamento.

Neste artigo, vamos explorar as principais características do DPAC e do TDAH, destacando as diferenças e as semelhanças entre esses dois transtornos, para ajudar pais, professores e cuidadores a entender melhor cada condição e buscar o suporte adequado.

O que é o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)?

O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) ocorre quando o cérebro tem dificuldade em interpretar e processar as informações auditivas que recebe, mesmo que a capacidade de audição da criança seja normal. Em outras palavras, as crianças com DPAC ouvem bem, mas têm dificuldade em processar e entender os sons de maneira eficiente.

Alguns sinais comuns de DPAC incluem:

  • Dificuldade em entender a fala em ambientes ruidosos, como salas de aula ou locais com muito barulho de fundo;
  • Problemas em seguir instruções verbais, especialmente quando são complexas ou contêm várias etapas;
  • Dificuldade em distinguir sons semelhantes, o que pode afetar a compreensão da fala;
  • Necessidade constante de pedir para que as coisas sejam repetidas;
  • Problemas de memória auditiva, pode esquecer rapidamente o que acabou de ouvir.

Esses desafios impactam diretamente a capacidade de aprendizado, especialmente em contextos que exigem muita atenção aos detalhes sonoros, como nas atividades de leitura, escrita e compreensão oral.

O que é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta a capacidade de uma pessoa se concentrar, controlar impulsos e regular seu nível de atividade. Geralmente, o mesmo se manifesta na infância e pode continuar até a vida adulta, variando em grau de intensidade.

Os principais sintomas do TDAH se dividem em três categorias:

  • Desatenção: dificuldade em manter o foco, seguir instruções, concluir tarefas e organizar atividades;
  • Hiperatividade: movimentação excessiva, dificuldade em permanecer sentado, inquietação;
  • Impulsividade: tomada de decisões rápidas sem considerar as consequências, dificuldade em esperar a sua vez, interromper os outros.

Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade em manter a concentração em atividades acadêmicas ou cotidianas, sendo vistas como “distraídas” ou “agitadas” pela família ou professores. O transtorno também pode afetar o comportamento social e emocional, já que a falta de controle impulsivo pode gerar conflitos em ambientes como a escola e a família.

Diferenças entre DPAC e TDAH

Embora tanto o DPAC quanto o TDAH afetem a capacidade de atenção e aprendizado, eles são transtornos distintos com causas e mecanismos diferentes. Vejamos algumas das principais diferenças:

Origem do problema

  • DPAC: está relacionado ao modo como o cérebro processa as informações auditivas. As dificuldades surgem porque o cérebro tem problemas para interpretar o que é ouvido, mesmo que a audição em si esteja normal.
  • TDAH: é um transtorno neurológico que afeta os circuitos cerebrais responsáveis pelo controle da atenção, do impulso e do comportamento. Não está limitado ao processamento auditivo, afetando várias áreas da função executiva, como foco, planejamento e controle emocional.

Dificuldade específica vs. ampla

  • DPAC: a dificuldade está concentrada na compreensão e no processamento dos estímulos auditivos. Crianças com DPAC têm maior dificuldade em ambientes com muito barulho de fundo ou quando precisam processar instruções orais longas.
  • TDAH: a dificuldade é mais generalizada, afetando a capacidade de manter a atenção em qualquer tipo de tarefa, seja ela auditiva, visual ou de outro tipo. Além disso, o TDAH pode envolver hiperatividade e impulsividade, o que não ocorre no DPAC.

Respostas ao ambiente

  • DPAC: crianças com DPAC costumam ter mais dificuldades quando estão em ambientes barulhentos ou quando há muitas conversas acontecendo ao mesmo tempo. Elas podem ouvir sons, mas têm dificuldade em entendê-los claramente nesses contextos.
  • TDAH: crianças com TDAH podem ter dificuldade de concentração em qualquer ambiente, independentemente do nível de ruído. Sua atenção pode flutuar, e elas tendem a se distrair com facilidade, mesmo em ambientes relativamente silenciosos.

Habilidades sociais

  • DPAC: dificuldades sociais em crianças com DPAC geralmente resultam da falta de compreensão auditiva. Elas podem não seguir o fluxo de uma conversa porque não conseguem processar rapidamente o que foi dito.
  • TDAH: as dificuldades sociais no TDAH estão mais relacionadas à impulsividade e à hiperatividade, o que pode fazer com que a criança interrompa conversas, aja de forma impulsiva ou tenha dificuldade em esperar a sua vez, o que pode afetar as interações sociais.

Semelhanças entre DPAC e TDAH

Apesar das diferenças claras entre o DPAC e o TDAH, existem algumas semelhanças que podem levar à confusão durante o diagnóstico:

Dificuldades de atenção

Tanto o DPAC quanto o TDAH podem resultar em dificuldades de atenção, embora as causas sejam diferentes. Uma criança com DPAC pode parecer desatenta porque não consegue processar o que foi dito, enquanto uma criança com TDAH pode não conseguir se concentrar por um longo período, independentemente de conseguir ouvir ou entender as informações.

Desempenho escolar prejudicado

Crianças com ambos os transtornos frequentemente enfrentam desafios no ambiente escolar. No DPAC, as dificuldades estão mais ligadas à compreensão verbal e ao processamento de informações auditivas, afetando diretamente o aprendizado de leitura, escrita e a execução de tarefas orais. No TDAH, a dificuldade de manter a concentração e o foco por longos períodos pode impactar o aprendizado de maneira mais ampla.

Fadiga mental

Em ambos os casos, as crianças podem apresentar fadiga mental após períodos prolongados de concentração. Crianças com DPAC podem se cansar mais rapidamente ao tentar processar informações auditivas complexas, enquanto crianças com TDAH podem se cansar ao tentar manter o foco.

Compreender as diferenças entre essas duas condições é essencial para garantir que as crianças recebam o apoio adequado para desenvolver todo o seu potencial acadêmico e social.

Se você suspeita que seu filho possa ter DPAC ou TDAH, é fundamental buscar orientação de um profissional de saúde especializado, como um neuropediatra, para uma avaliação completa e o início do tratamento mais adequado.

Com quem você pode contar para saber mais sobre este assunto?

A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.

Agende uma consulta para você ou seu pequeno e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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