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Como identificar o DPAC em idade escolar? Sinais aos quais os pais devem ficar atentos

Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)

O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) é uma condição que afeta a forma como o cérebro interpreta e organiza os sons. Em crianças em idade escolar, essa condição pode impactar diretamente o aprendizado, a socialização e a capacidade de compreender o ambiente ao redor. 

Identificar o DPAC em idade escolar pode ser um desafio, já que seus sintomas muitas vezes são confundidos com outras dificuldades, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou problemas comportamentais.

Neste artigo, explicamos os sinais de DPAC  que os pais devem observar e como um diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada podem ajudar a melhorar significativamente a qualidade de vida e o desempenho escolar da criança.

O que é o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)?

O DPAC não é um problema de audição em si, mas sim da maneira como o cérebro processa e interpreta os sons recebidos pelos ouvidos. Uma criança com o distúrbio escuta normalmente, mas tem dificuldades para entender ou diferenciar sons em determinadas situações, especialmente em ambientes com ruído de fundo.

Os desafios impostos pelo DPAC podem levar a dificuldades de compreensão e interpretação da fala, o que, por sua vez, afeta o desempenho escolar, a autoestima e até as habilidades sociais da criança. Detectar o distúrbio precocemente ajuda a direcionar o tratamento para que a criança aprenda a lidar com essas dificuldades de forma mais eficiente.

Por que identificar o DPAC em idade escolar é importante?

A idade escolar é um período crítico no desenvolvimento da criança, no qual se aprende a ler, escrever, resolver problemas matemáticos, comunicar-se e relacionar-se com outras pessoas. Essas habilidades dependem em grande parte de uma compreensão clara e rápida dos sons e da linguagem.

O DPAC pode fazer com que a criança:

  • Não consiga acompanhar o ritmo da sala de aula, afetando seu aprendizado e desempenho nas tarefas;
  • Desenvolva problemas emocionais e de autoestima devido à dificuldade em acompanhar os colegas;
  • Tenha dificuldade para se comunicar, o que pode impactar sua capacidade de se relacionar e se expressar.

Portanto, quanto mais cedo o DPAC for identificado, mais rapidamente a criança poderá receber o suporte necessário para desenvolver estratégias de superação que favoreçam o aprendizado e o bem-estar.

Sinais de DPAC em crianças em idade escolar

Existem vários sinais que os pais e professores podem observar para identificar o DPAC em idade escolar. Estes sintomas podem variar, mas os mais comuns incluem dificuldades com a compreensão auditiva, problemas de atenção e memorização, entre outros. Vamos explorá-los em detalhe:

1. Dificuldade em compreender a fala em ambientes barulhentos

Crianças com DPAC costumam ter dificuldade em entender o que é dito quando há ruído de fundo. Por exemplo, em uma sala de aula movimentada ou durante o intervalo, a criança pode ter dificuldade em captar as instruções do professor ou em participar de conversas com os colegas. Esse sinal é comum porque o cérebro não consegue “filtrar” adequadamente o som principal, misturando os sons do ambiente.

2. Necessidade de repetição constante

Se uma criança está frequentemente pedindo para que as instruções sejam repetidas, isso pode ser um sinal de DPAC. Ela pode ouvir a fala, mas não consegue processar toda a informação rapidamente. Muitas vezes, essas crianças precisam que as instruções sejam repetidas para entender e reter o que foi dito, o que pode frustrar tanto a criança quanto as pessoas ao seu redor.

3. Dificuldade em seguir instruções verbais

Uma criança com DPAC pode ter problemas para seguir instruções que contenham várias etapas, especialmente se as mesmas forem passadas oralmente e de forma rápida. Por exemplo, a criança pode se esquecer de partes das instruções ou realizar apenas uma parte do que foi pedido. Isso pode fazer com que ela pareça desatenta ou desorganizada, quando, na verdade, a dificuldade está em processar e lembrar as informações auditivas.

4. Problemas de memória auditiva

O DPAC pode afetar a memória auditiva, que é a capacidade de reter e lembrar informações transmitidas oralmente. Crianças com DPAC frequentemente têm dificuldades em lembrar o que ouviram, como uma sequência de números ou uma lista de tarefas. Esse problema pode prejudicar o aprendizado, especialmente em disciplinas que exigem memorização de fatos ou conceitos.

5. Troca ou confusão entre sons semelhantes

Outra característica comum do DPAC é a dificuldade em distinguir sons semelhantes. Por exemplo, “p” e “b” ou “t” e “d” podem soar parecidos para a criança, fazendo com que ela confunda palavras e tenha dificuldades na leitura e na escrita. Essa troca de sons pode levar a erros em palavras ou frases, comprometendo a compreensão e interpretação do conteúdo escolar.

6. Desempenho escolar inconsistente

Devido às dificuldades de processamento auditivo, as crianças com DPAC podem apresentar um desempenho escolar inconsistente. Elas podem ter dias em que parecem acompanhar bem as aulas, enquanto em outros enfrentam grandes dificuldades. Essa inconsistência ocorre porque o desempenho depende muito das condições do ambiente (presença ou ausência de ruído, por exemplo) e da quantidade de instruções orais que precisam ser processadas.

7. Dificuldades de socialização e problemas de comportamento

As dificuldades de compreensão podem levar a problemas de socialização. Crianças com DPAC podem ter dificuldade para seguir o ritmo das conversas, o que pode causar frustração e afastá-las de atividades sociais. Elas podem se sentir desmotivadas ou ansiosas em situações sociais, ou até exibir comportamentos de isolamento para evitar essas interações desafiadoras.

8. Cansaço e fadiga mental

O esforço constante para tentar entender as informações auditivas pode gerar fadiga mental e cansaço excessivo em crianças com DPAC. Após um dia de aulas, as mesmas costumam apresentar um esgotamento maior, pois precisam de muito mais esforço para acompanhar as atividades do que as demais.

O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) pode impactar o desenvolvimento escolar, social e emocional das crianças. Identificar a condição em idade escolar é essencial para que a criança receba o suporte adequado e consiga desenvolver estratégias para lidar com suas dificuldades. Com acompanhamento e intervenções específicas, as crianças com DPAC podem superar grande parte desses desafios e alcançar seu pleno potencial.

Caso você suspeite que seu filho possa ter DPAC, é fundamental procurar a orientação de profissionais especializados, como um fonoaudiólogo e um neuropediatra, que ajudarão a avaliar o caso e a traçar um plano de tratamento eficaz.

Com quem você pode contar para saber mais sobre este assunto?

A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.

Agende uma consulta para você ou seu pequeno e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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