O Transtorno de Aprendizagem e a Dificuldade de Aprendizagem são dois conceitos utilizados para identificar características percebidas nas crianças em fase de desenvolvimento na vida escolar. Por trás dessas expressões, existem uma série de medidas que podem ser tomadas para o bem-estar do paciente.
É preciso levar em conta que as etapas de aprendizagem, principalmente nos anos iniciais, dependem fortemente de fatores sociais, biológicos e outros. Entender o que esperar de cada momento é essencial.
No artigo abaixo, vamos entender o que difere os conceitos e as demais manifestações que eles podem envolver.
Acompanhe a leitura e descubra mais sobre o assunto!
Entendendo a Dificuldade de Aprendizagem:
Notar que a criança está atrasada no sentido de acompanhar o ritmo da aula, de manter as atividades em dia, de socializar e participar das tarefas, como é esperado em determinadas faixas etárias, são observações comuns quando há a suspeita de atraso de aprendizagem.
É importante saber que cada criança pode apresentar um ritmo próprio de progresso, mas que o desenvolvimento infantil é demarcado por diferentes marcos que devem ser alcançados.
Quando estes avanços não estão sendo percebidos, algumas possibilidades de origem externa à criança podem ser percebidas, tais como:
● Situações de conflito familiar;
● Mudança nos padrões de vida (de escola, de moradia, de rotina);
● Perda de pessoas próximas.
Como ajudar neste caso:
Estes problemas citados acima não são de origem inata à criança e devem ser abordados especificamente a fim de garantir a não interferência (principalmente a longo prazo) na rotina e no próprio desenvolvimento social, cognitivo e escolar da criança.
Neste caso, a identificação do professor e da equipe escolar deve ser trabalhada junto ao núcleo familiar com abordagens multidisciplinares, a fim de garantir maiores possibilidades de acompanhamento à criança.
Entendendo o Transtorno de Aprendizagem:
Já no Transtorno de Aprendizagem, a percepção do professor sobre algum atraso do aluno em manter-se atualizado no ritmo da escola vai além. Usualmente, as tentativas de inserção da criança não surtem efeito e os desafios podem se tornar, aos poucos, mais pontuais.
A identificação desse problema deve sempre vir acompanhada de um encaminhamento para que a família busque avaliação médica, já que somente um especialista pode avaliar e, por fim, diagnosticar o transtorno.
A avaliação destes casos costuma abranger fatores internos da criança, como anormalidades nos processos cognitivos ou disfunções biológicas.
Além disso, algumas outras formas de transtorno podem afetar a aprendizagem.
O que pode interferir no desenvolvimento infantil
TDAH
Com fatores neurobiológicos presentes, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode se apresentar de diversas maneiras na vida escolar:
- falta de atenção;
- hiperatividade;
- desinteresse.
Nestes casos, a abordagem ideal é estabelecida junto aos médicos e terapeutas, usualmente com tratamentos multimodais que acompanham os diferentes âmbitos da vida da criança.
Dislexia
Este é um caso com influência genética, com caráter hereditário. O chamado transtorno da leitura e da escrita afeta desde as áreas de compreensão até as de produção, podendo comprometer a grafia, a
ortografia ou a produção textual.
Nestes quadros, há a modificação no recebimento de informações e elaboração de ações baseadas nisso, levando a prejuízo na leitura e na escrita. Sendo assim, o ideal para este tipo de aluno são instruções claras e adaptações das suas atividades de acordo com suas peculiaridades e auxílio de um leitor para suas realizações.
Discalculia
Este problema se manifesta exclusivamente no campo matemático, com a demora em ler as horas, por exemplo, ou de fazer contas mentais. Como forma de acompanhamento, é importante permitir o uso de apoios e ferramentas específicas, como a calculadora e a tabuada.
Estes transtornos explicados acima podem afetar o progresso infantil na idade escolar e no âmbito social, que se dá a partir da inserção nos grupos da escola. É essencial incluir a família e especialistas de áreas distintas na abordagem da criança a fim de possibilitar mais formas de desenvolvimento cognitivo e social.
Com quem você pode contar para saber mais sobre este problema e os outros transtornos de aprendizagem?
A Dra. Cláudia Pechini é Neurologista Infantil e possui Título de Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). São anos de experiência nos cuidados com crianças e adolescentes a fim de garantir o pleno desenvolvimento de todas as suas habilidades.
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